segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOBREza de virtudes

ontem o meu dia acabou em cheio. além do treino (qual álvaro de campos, estou numa de pisicina revisitada), que dá sempre um colorido diferente ao dia, o dr. fernando nobre deu uma pequena conferência na sala de actos da reitoria da ua :)


e foram tantas as coisas acertadas que ele disse, que a sua reprodução na minha gaveta, me levaria mais tempo que aquele de que disponho (de qualquer forma, nada que não esteja expresso na sua triologia contra a indiferença). "a sociedade entrou em colapso, tal como se previa, quando a nobreza de virtudes foi suplantada pela nobreza das vaidades". daí à indiferença e à intolerância foi um isto, e a tendência é naturalmente para piorar, enquanto não deixarMOS de "fazer política de avestruz" (adoro esta imagem!), e encararMOS a realidade da forma como ela existe!

este nobre senhor nasceu em angola em 1951, e com 13 anos foi para o congo (o meu congo... visita kinshasa anualmente...), onde viveu 2 anos. depois, o pai mandou-o para bruxelas (compreende-se! - apesar de a realidade daquela terra ser diferente na altura) onde estudou medicina durante 17! anos (fez 2 especialidades, que uma só era simples demais para uma cabeça tão grande). foi professor e médico, e ao fim de 20 anos de bélgica veio para portugal (país das suas "origens paternas"). abriu um consultório e... fundou a AMI, a "presença humanitária portuguesa no mundo". é uma delícia ouvir um homem que pensa tão grande, tão longe, sem medo de ser tomado por idealista ou megalómano (no fim de contas, foi essa amplitude de vista associada à sua paixão pela vida e à sua bondande que fizeram dele o homem grande que é!), sem medo de rastejar primeiro... mesmo que o jogging só seja possível muito tempo e muito trabalho depois.
autografou-me o viagens contra a indiferença, e na dedicatória escreveu: "para a minha amiga ana, futura colega...". e quando se despediu de mim, a sorrir (ele sorri com a cara toda, com convicção!), disse: "...vai ser uma boa médica". eu vim para casa entre o êxtase e a comoção, a acreditar nas suas palavras.
beijito a sorrir
ana:)

1 comentário:

Tartaruga disse...

eh tão bom ler isto e sentir de perto essa tua paixão por tudo isto... pq ehs tu! e os sentimentos assim diminuem a distância:)
e sim... vais ser uma boa médica. mas isso jah eu sbia e n estudei 17 anos nem sou prof nem nada... aliahs, jah sabia qdo ainda nem inginheiro era! soh mano gande.

beijinho pa tU