quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

liçao de... pesca?!


"cash for work", é o nome de um programa lançado pela Organizaçao das Naçoes Unidas. mais um com o objectivo de ajudar à reconstruçao (morosa e difícil, é verdade, mas ainda assim possível) do país mais pobre da América, devastado há cerca de um mês pela pior catástrofe natural de que tenho memória.

como já se constatou em situaçoes anteriores, em tempo de crise a teoria da relatividade faz-se mais presente e ganha aplicaçao "ao que é do dia-a-dia". em detrimento de querelas crónicas ou arrufos mais agudos, países amigos, inimigos, e aqueles que caminham desde sempre no limbo entre uma coisa e a outra, conjugam esforços no sentido de uma resoluçao o mais breve e vantajosa possível. e ainda que seja necessário montar-se um cenário dantesco como o que vimos no Haiti, aquece-me o coraçao saber que o Homem consegue ser solidário a esta escala, megalómano mesmo, na altura de estender a mao a um povo "em estado de sítio".


a verdade é que sorri ao ler a notícia, nao tanto por se tratar de mais uma ajuda, mas acima de tudo pela forma inteligente como esta será prestada. foge ao erro fácil (e comúm) que é "dar o peixe", e em vez disso, "ensina a pescar". faz de cada haitiano, nao um desgraçado que recebe passivamente tudo o que lhe possam oferecer, mas antes um elemento activo, uma força de trabalho, uma peça importante no funcionamento da máquina projectada para tirar o país do buraco (bem vistas as coisas, faz de cada haitiano aquilo a que comummente chamamos cidadao). dou graças pela cabeça que pensou esta ideia (e rezo para que continue com o mesmo ímpeto de produtividade) que, mantendo a solidariedade como premissa, consegue fazer do elemento necessitado, alguém com voz e vontade, alguém com capacidade para consertar e reconstruir. alguém que, na altura de fazer um balanço, vai poder olhar para trás e sentir orgulho, porque o feito alcançado também terá sido fruto do seu esforço, do seu suor, da sua entrega. e, se nao fôr por outro motivo, ao menos por esse, será algo porque valerá a pena continuar a trabalhar.
beijito optimista
ana:)

Sem comentários: