terça-feira, 23 de outubro de 2007

"troca justa"?! isso...


- Ah... diz-me uma coisa – Ynari olhou para o homem pequeno e mágico. – Todos somos mesmo mágicos?
- Sim, todos. Mas cada um tem de descobrir a sua magia.
- Eu queria descobrir a minha...
- Já não falta muito – disse o homem pequeno e mágico enquanto se levantava. – Já não falta muito, Ynari.
(...)
- Não temos uma magia para te dar, tens de ser tu a descobrir a tua magia... Todos os cacimbos nos reunimos aqui, para destruir palavras que já não servem, e inventar algumas que vão servir para alguma coisa. Nós conhecemos a sombra da tua magia, mas só tu podes saber onde está a própria magia. Hoje queremos oferecer-te uma palavra e dar-te a fórmula.
Ynari sorriu, estava contente, sentiu que todas aquelas palavras lhe eram muito “úteis”.
- Leva contigo a palavra “permuta” – disseram-lhe.
- E a fórmula? – perguntou Ynari.
- A fórmula está dentro do teu coração.
(...)
Ynari foi-se deitar e teve um sonho com muitas palavras novas. Durante o sonho, um velho muito velho que explica o significado das palavras explicou-lhe o que queria dizer a palavra “permuta”. Ela fez muitas perguntas a esse velho muito velho e finalmente pensou que uma permuta era uma troca justa, em que alguém dá alguma coisa e também recebe algo, pode não ser do mesmo tamanho, ou da mesma cor, ou até do mesmo sabor... Mas Ynari entendeu que numa permuta é bom que duas pessoas, ou dois povos, fiquem contentes com o resultado dessa troca.
(...)
- Eu acho que já descobri a minha magia – disse a menina.
- Podes vir comigo a cinco aldeias?
- Posso, de quiseres que eu vá contigo...
- Quero. Quero que vejas o que eu vou fazer e que depois vás à tua aldeia dar um recado meu à velha muito velha que destrói as palavras.

... e porque a conversa já vai extensa, deixamos a história de “Ynari, a menina das cinco tranças” por aqui – na esperança de vos aguçar a curiosidade a ponto de quererem voltar para saber mais.
beijito pequenito:)

2 comentários:

Inês Rosa disse...

Ai ai...e eu q sou adoradora de contos!! Conta mais! Conta conta!

Beijicos

Anónimo disse...

não sou um dos homens pequenos e mágicos, mas sou eu...e queria oferecer-te, se premitisses, uma palavra (aviso desde já que não é nova):
- guarda contigo a palavra "vontade" que significa a faculdade interior, em virtude da qual o homem se determina a fazer ou não alguma coisa;
a fórmula?! hum...não é preciso muito para perceber que já a tens dentro de ti...há muito tempo!

um beijo bom, como o sol de hoje :)
paulo