segunda-feira, 1 de setembro de 2008

vê um... faz um... ensina um...

é assim que se aprende em medicina! e eu apliquei (várias vezes, digamos em abono da verdade). e o que fiz?! muito mais e muito mais além do que poderia imaginar:



- não estou 1 ás da entubação orotraqueal, mas deixei de contar quando o ratio traqueia:esófago passou para 6:8 (com as últimas 4 tentativas a corresponderem a acertos). imagino que sem a ajuda do sulfentanil as coisas se compliquem, mas em todo o caso, dou-me por satisfeita com os resultados obtidos!


- fiz 1 entubação nasotraqueal...ESPECTACULAR! saiu direitinho, com tudo a passar no lugar certo sem complicações. só foi pena o paciente enfartar a seguir (eu juro que não foi culpa minha, o senhor já tinha 1 montão de antecedentes, e deu raia porque sim, não porque a ana pôs a mão!).







- raquianestesia! sim, também fiz umas 4 ou 5 :) I mean, fiz é maneira de dizer, porque foi sempre preciso ajuda para conseguir acertar c'o espaço e ver sair o líquido (claro que os doentes foram sempre os culpados do meu insucesso: "muito gorda"; "muito magro, logo com musculatura muito potente"; "ahhh... a coluna deli é toRta, sê não vê?!": "ligamentos calcificados").


- entubação selectiva não fiz, mas observei 3 e participei numa ("consegue sentir o aneis da traqueia?" "SIM!")






no próximo post conto a minha história com o chefe lá do centro cirúrgico, o Dr. João. ouvi o melhor a respeito da sua qualidade enquanto médico, e constatei a delícia que é enquanto pessoa. aliás, ele e todos os profissionais daquele lugar. aprendi muito com muitos deles, e fico com 1 dívida de gratidão DESTE tamanho pela disponibilidade, a paciência, a curiosidade acerca de mim e das minhas expectativas no âmbito da medicina, e pelo carinho com que me acolheram e partilharam comigo aquilo que sabem (renata, por favor transmite, ok?! obrigada)

beijito a mil
ana:)

1 comentário:

Inês Rosa disse...

Possas Possas que estás a ficar uma médica de verdade :)