segunda-feira, 4 de agosto de 2008

day 1 at PUCCAMP

lembrem-me de não me voltar a queixar das aulas às 8 da manhã (até que nem me queixo, mas é pa dar ênfase à ideia). o nosso dia arrancou às 7 am, e só terminou pelas 6 da tarde... sem hora para almoço, desafortunadamente. de qualquer forma, e uma vez que a tendência é para piorar (amanhã às 7:30 estamos na facudade a apresentar o nosso doente - rapariga de 19 anos com pielonefrite - ao professor), vou abster-me de comentários! até porque estou a adorar, né?!

como entender-me com os brasileiros não é de todo complicado, em vez de seguir o estágio com os outros alunos do programa (limitados pela barreira da língua), fiquei integrada numa turma do 4º ano, e faço prácticas de medicina interna com eles. muito bom, é o que vos posso dizer.

hoje, depois da apresentação de todos os colegas do intercâmbio, tive aula de "dor toráccica". aqui as aulas teóricas funcionam em jeito de discussão com o professor. é porreiro, porque todos participam, dão opinião e colocam questões... parece-me mesmo muito eficaz. e como não se aborda a medicina por orgãos ou sistemas, mas por síntomas e quadros clínicos, fica-se com uma visão mais integrada das patologias.

duante a hora em que supostamente estaríamos a almoçar, tivemos reunião com o director clínico do hospital para esclarecer algumas questões logísticas. entretanto o meu guia (flávio) andou o tempo todo numa fona, a reslver todo o tipo de complicações que teimavam em surgir. eu, como sou uma princesa (não mano, não sopraste!roftlooolll), tive direito a tratamento VIP. já que os médicos não podiam tomar conta de mim, as meninas enfermeiras carla e sabrina fizeram o favor de me entreter no centro cirúrgico ;) claro que estivemos a maior parte do tempo na paródia, mas enfim...faz pate, né?








com a carla com a sabrina

ora, quando chegámos a casa, como ainda havia carga nas nossas baterias, tivemos aula de forró e axé na sala, com a lena como público (a julgar pelo entusiasmo dela demos show!) e a sala como palco :) não sei se aprendemos a coisa, mas que o resto da pilha acabou rapidinho, disso não duvidem. foi um instante enquanto acabámos atrados no sofá à espera de coragem pra subir a escada e ir dormir...

beijito a correr (tenho de ir dar 1 repasso na peonefrite para amanhã)
ana:)

4 comentários:

Unknown disse...

Hauhauhauhaahua!!!!
Ana muito bom o seu comentário adorei.
Vou ver como vocês estão dançando Forró e o melhor funck e depois o Samba ok?! Foi otimo passar a tarde com você, uma pessoa muito divertida e legal!
Nos vemos durante essa sua passagem no Brasil!
Beijoss Sabrina! (batatinha)

Tartaruga disse...

ai o espanhol! dor TORÁXICA!!! (e nao toraccica!) vem de TORAX... com XXXXXX!

qto à parte de seres uma princesa que nao sopraste... entao eh pq eh mesmo assim!!!... (mas à volta nao fica nada facil!)

pois! a patologia integrada com o doente e a dótôra do quadro e mais o sistema da clínica... nao! nao tou a ver...

ainda bem que tahs a gostar disso tudo! eu acho que ateh ficavas por aí mais um mês ou dois que ías gostar... adorar... nao ías? (eu ía! hihih!)

agora sehrio... ainda bem que tah a correr tudo pelo melhor e que eh realmente uma experiencia enriquecedora para tU... vai mana!

beijo, beijo

Anónimo disse...

Ainda bem q não te estás a queixar senão ia aí de propósito dar-te um estalo! Já reparaste q os brasileiros descobriram a verdadeira essência de bolonha muito antes dos europeus?!ah, pois é!
Bem, diverte-te muito e aprende ainda mais!
Beijo com saudades*
Raquel

Anónimo disse...

ai nina, q bom q tas mais q animada, mas tb n é d estranahr na tua pessoa. espero q te ajude muito, e q t divirtas ao maximo como tu sabes. beijito